6 Benefícios Inesperados para a saúde ao tocar um instrumento clássico



Os benefícios para a saúde de ouvir música clássica e tocar um instrumento clássico têm sido discutidos na comunidade médica há algum tempo. Alguns já ouviram como isso ajuda as plantas a crescer. Mas você sabia que tocar um instrumento clássico, como piano ou violino, pode melhorar diretamente seu bem-estar? Aqui estão seis principais vantagens a serem consideradas…

1. Pressão Arterial Mais Baixa

Jason Antoon é professor de música com certificado de performance de teclado pela California College of Music (CCM). Ele também administra o DigitalPianoExperts, um recurso on-line para resenhas e dicas sobre piano digital.

Não é nenhum segredo que níveis elevados de estresse andam de mãos dadas com a pressão alta. Escusado será dizer que isso cria uma situação extremamente prejudicial para a saúde do seu coração. Felizmente, tocar um instrumento clássico pode ajudá-lo com isso. Os benefícios calmantes deste gênero foram bem documentados ao longo dos anos.

Um estudo da Universidade da Califórnia (UC) que pediu aos participantes que ouvissem música pop, jazz ou música clássica após uma tarefa desafiadora de aritmética mental mostrou que os ouvintes de música clássica tinham pressão arterial mais baixa. E quando combinado com a experiência catártica de produzir as melodias você mesmo, você obtém uma situação ganha-ganha.

Mas como isso funciona especificamente?

Como você já deve saber, o estresse é desencadeado quando o cérebro detecta uma ameaça e libera cortisol. Esse hormônio envia um sinal para todas as células do corpo, que então ativam suas respostas alimentadas pela ansiedade. Com o tempo, isso se torna um processo normalizado. Fazer música, ao que parece, tem o efeito oposto no corpo: desliga as réplicas.

2. Sistema imunológico reforçado
Você sabia que tocar um instrumento diminui o risco de contrair diversas doenças ao consolidar as barreiras de proteção do seu corpo? Foi há quase uma década que a comunidade médica descobriu a correlação entre música e um sistema imunológico mais forte. E níveis mais baixos de hormônio do estresse não são o único resultado.

A pesquisa foi conduzida pela Universidade de Sussex em colaboração com o Instituto Max Planck em Leipzig, Alemanha. No início, 50 participantes foram testados por suas respostas à música de dança edificante.

Isso já deu um impulso ao seu sistema imunológico. Mas então, eles também foram convidados a tocar instrumentos de percussão. E os resultados foram ainda mais impressionantes.

3. Função cerebral melhorada

Receber treinamento musical desde cedo, especialmente em um campo tão complexo como o da composição clássica, estimula o cérebro a se desenvolver melhor e melhora a função da memória de longo prazo. Músicos tendem a ser muito mais mentalmente alertas do que não músicos. Toque um instrumento musical? Seus tempos de reação são provavelmente mais rápidos do que os dos outros.

Simon Landry, da Universidade de Montreal (UofM), observa que esta é uma descoberta importante. Isso significa que tocar um instrumento pode ser usado como terapia para melhorar a cognição daqueles que estão em risco.

Isso poderia abrir um mundo inteiramente novo de possibilidades quando se trata de tratamento de demência e pacientes com Alzheimer.

4. Audição Aprimorada

Dizem que os músicos têm uma audição melhor do que os não-músicos. De acordo com estudos da Society for Neuroscience (SfN), os músicos têm uma audição melhor do que os não músicos. Embora seja verdade que os ouvidos não podem mudar, aqueles que tocam um instrumento – seja clássico ou não – treinam seus cérebros para perceber sons com mais precisão.

Você já notou que é capaz de ouvir seu instrumento claramente mesmo quando está tocando com uma orquestra completa? É este tipo de religação que permite aos artistas escolher sons diferentes com maior acuidade. Além disso, essa qualidade pode ser eficiente no treinamento de idiomas para pessoas com problemas de fala, o que é uma grande vantagem.

5. Uma Mente Mais Saudável

Você sabia que tocar um instrumento clássico é bom para sua saúde mental? Assim encontrou Jaakko Erkkilä da Finlândia com a Universidade de Jyväskylä (UJy). Sua pesquisa mostrou que pacientes que participaram de musicoterapia por três meses apresentaram melhorias significativas em termos de níveis de ansiedade e depressão.

Esses pacientes também foram observados lidando melhor com suas tarefas diárias. Além disso, os benefícios persistiram por pelo menos mais três meses após o término do estudo. O grupo de controle que dependia apenas da terapia da fala não teve um desempenho tão bom, o que mostra que a música é uma ótima saída para emoções negativas.

Os benefícios do treinamento musical na mente não param por aí. Já os discutimos em termos de estresse e ansiedade, mas é importante observar neste ponto que as melodias também melhoram a qualidade do seu sono.

Finalmente, dominar os meandros da composição e execução da música clássica instila em você uma sensação de realização que é difícil de replicar com outras atividades. Isso aumentará sua autoconfiança e lhe dará algo prolífico para se concentrar. E isso serve para nutrir sua alma e aliviar sua mente no processo.

6. Postura espinhal adequada

Tocar um instrumento clássico é a melhor maneira de aprender a postura correta. Trapacear isso pode ser tentador, mas você notará a qualidade do seu desempenho diminuindo quando você não mantiver sua postura em mente. Por exemplo, pianistas que mantêm a coluna alinhada são mais relaxados. E isso lhes dá mais controle sobre as chaves e o resultado.

Dependendo do seu instrumento de escolha, os requisitos nesta categoria variam. A única regra universal que você precisa ter em mente é que a postura correta não é apenas benéfica para a qualidade da sua música, mas também para a saúde da coluna. Para evitar dores nas costas e outras complicações no futuro, pense nisso.

Tocar um instrumento clássico reduz a pressão arterial, o que, por sua vez, leva à diminuição dos níveis de estresse. Além disso, também melhora o sistema imunológico e a função cerebral, o que diminui o risco de várias doenças. Sua saúde mental também mudará para melhor, assim como sua audição e postura.

Em suma, há muitas razões para convencê-lo a considerar aprender uma nova arte. Então, o que você está esperando? Agora é a hora de começar aquelas lições que você sempre sonhou, mas continua adiando.

Fonte: https://healthyaging.net


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerador de Freqüência Sonora para Indução de Onda Cerebral (I.O.C.)

O poder de cura pelo som (PARTE I)

Batidas Binaurais